13 de agosto de 2018

Dificuldade para engravidar: Quais são as causas e o que fazer?

dificuldade para engravidar é um problema vivido por muitos casais. Essa dificuldade nem sempre está relacionada unicamente com a mulher. Há diversos problemas que podem acometer a fertilidade de ambos, tornando o processo de engravidar bastante decepcionante.

Mas qual é o momento certo de admitir que há uma dificuldade para engravidar? Ou ainda, quando é necessário buscar ajuda médica? Essas e muitas outras dúvidas serão respondidas ao longo deste post. Confira a seguir quais são as principais dificuldades para engravidar o que fazer em cada uma das situações:

Ansiedade e a idade podem gerar dificuldade para engravidar.


O que é dificuldade para engravidar?


Embora o nome seja mais do que explicativo, há muitos casais que não sabem ao certo o que caracteriza uma dificuldade para engravidar. Se o casal é mais desencanado, a demora para engravidar nem mesmo é observada como uma dificuldade, o que pode tornar o processo para engravidar ainda mais demorado.

De um modo geral, é dito como dificuldade para engravidar o casal que está tentando engravidar há mais de 12 meses. Na maioria dos casos quando isso ocorre há algum problema impedindo a gravidez. Sendo assim, o mais indicado é que o casal procure ajuda médica caso estejam tentando engravidar há mais de um ano.

Principais causas ligadas a dificuldade para engravidar


Tanto o homem quanto a mulher podem apresentar disfunções que tornam o processo de engravidar mais demorado. Aliás, os dois podem apresentar disfunções simultaneamente, o que caracteriza o casal como infértil. Mas em se tratando de causas que estão ligadas as dificuldades para engravidar, há uma série de causas para os homens e para as mulheres. Confira a seguir as principais causas:

Mulheres com dificuldade para engravidar


  • Acima dos 35 anos: a idade é um fator determinante para a fertilidade feminina. Mulheres com mais de 35 anos de idade têm mais dificuldade para engravidar;
  • Síndrome dos ovários policísticos: os diversos sintomas e doenças relacionados a síndrome dos ovários policísticos tornam o processo de engravidar mais difícil e trabalhoso;
  • Alterações nas trompas: quando há alterações significativas nas trompas, a mulher sente uma dificuldade maior para engravidar;
  • Alterações na produção de hormônios: a produção de hormônios também é um aspecto muito importante para a fertilidade feminina. Quando há alterações de determinados hormônios, a gravidez se torna algo bastante difícil;
  • Endométrio fino: mulheres com endométrio fino também sofrem com a dificuldade para engravidar. Nesse caso, a mulher possui ovulação, mas apresenta dificuldade para implantar o óvulo fecundado;
  • Câncer nos ovários, útero e mama: o câncer em si é uma grande complicação para a fertilidade de um modo geral. Mas em se tratando dos ovários, útero e mama, o câncer torna o processo de engravidar dificultoso;
  • Prolactina alta: quando há um aumento da prolactina, os ovários não funcionam corretamente, o que impede a ovulação;
  • Problemas para ovular: diversas doenças geram problemas para ovular. Quando isso acontece, a mulher não consegue engravidar por causa da anovulação;
  • Endometriose: essa doença bastante agressiva causa dificuldades para engravidar e até mesmo a infertilidade irreversível em alguns casos. 

Homens com dificuldade para engravidar


  • Alterações na produção de hormônios: os hormônios masculinos são indispensáveis para uma boa fertilidade, por isso, se há alterações nessa produção a fertilidade do homem fica comprometida;
  • Uso de remédios que comprometem a fertilidade: pesquisas recentes descobriram que alguns remédios afetam a produção de espermatozoide, o que contribui diretamente para a dificuldade em engravidar;
  • Produção de espermatozoides insuficiente: a baixa produção de espermatozoides também é um problema que afeta a fertilidade masculina;
  • Dificuldade na hora de ejacular: esse problema pouco observado também se caracteriza como uma dificuldade para engravidar;
  • Estresse psicológico e físico: esses dois fatores comprometem a produção de espermatozoides, fazendo com que o processo de engravidar seja mais dificultoso.

Mulheres com mais de 40 anos


A partir dos 40 anos, a mulher já começa a sentir uma maior dificuldade para engravidar. Isso ocorre porque após os 30 anos de idade, a qualidade dos óvulos produzidos pela mulher diminui bastante. Quando a mulher chega aos 50 anos, a produção desses óvulos é quase nula, o que dificulta ainda mais a gravidez. Sendo assim, o tempo é um fator muito importante para as mulheres que querem engravidar.

Essa dificuldade enfrentada pela idade se aplica até mesmo as mulheres que já engravidaram uma vez. Ou seja, a gravidez do segundo ou terceiro filho aos 40 anos é tão difícil quando a gravidez do primeiro filho nessa mesma idade. Mas isso não significa que as chances de engravidar com a idade avançada sejam nulas. Atualmente, há diversos tratamentos que estimulam a ovulação e tornam os óvulos maduros para a fecundação, mesmo aos 40 anos.

Dificuldade para implantar o óvulo


Há mulheres que sentem dificuldade para engravidar após a fecundação, que é chamado de dificuldade para engravidar após curetagem. Essa dificuldade acontece quando o óvulo já fecundado não consegue se implantar corretamente no útero.

Geralmente, essa dificuldade é encontrada em mulheres com problemas do endométrio ou ainda por cicatrizes no útero deixadas por aborto ou por outro processo agressivo. Nesse caso, a mulher demora até 6 meses para ter uma nova gravidez e tentar novamente a implantação do óvulo.

Ansiedade durante o processo de engravidar


Quando o casal embarca na aventura de ter um bebê, é comum que ocorra ansiedade e muito nervosismo. Essa ansiedade acontece ainda mais quando vários testes mostram o resultado negativo, enquanto o casal só quer ver as duas linhas no teste de gravidez.

A ansiedade, assim como o nervosismo, contribuem fortemente para que o casal sinta maior dificuldade para engravidar. Essa dificuldade está relacionada diretamente ao metabolismo feminino, que pode ter alterações significativas de hormônios, entre outros aspectos causados somente pela ansiedade. Sendo assim, é mais do que necessário que o casal saiba lidar com as frustrações e não fique ansioso para divulgar o positivo.

Procurar por ajuda médica é indispensável para casais que estão tentando há mais de um ano.

O que fazer em caso de dificuldade para engravidar?


Se o casal está tentando engravidar há mais de 12 meses, é necessário procurar por ajuda médica. Nesse caso, os dois devem se consultar para ter um diagnóstico mais preciso sobre essa dificuldade. No caso das mulheres, é necessário passar por uma consulta ginecológica e prosseguir com alguns exames. Já os homens, devem procurar por um urologista e informar a dificuldade do casal.

Após o diagnóstico correto dos problemas que geram essa dificuldade para engravidar, o casal recebe recomendação médica adequada para prosseguir com algum tratamento. Os tratamentos mais recomendados para tratar a dificuldade para engravidar são:

  • Uso de remédios hormonais;
  • Uso de indutores de ovulação;
  • Uso de vitaminas e ácido fólico;
  • Fertilização in vitro;
  • Inseminação artificial.

Embora esses sejam os mais recomendados, eles não são os únicos. Isso porque cada problema precisa de um tratamento mais específico. Conhecer o período fértil da mulher assim como utilizar técnicas de relaxamento contribuem para o processo de engravidar.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e aproveite para deixar suas dúvidas nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário